Hardware é tudo que é físico e palpável em um computador, tudo aquilo que você pode tocar, ou chutar dependendo da sua raiva… rsrs…
Software é tudo que não é palpável, são os programas de um computador.
Existem diversos tipos de softwares em um computador, e quando falo computador, falo generalizando computadores, notebooks, tablets, celulares, etc…
Tipos de Software
Bios (Basic Input/Output System) ou Firmware
É um tipo de software que fica gravado dentro de um chip da placa mãe do computador. Ele é responsável pela configuração dos componentes e pela inicialização do sistema operacional.
Sistema Operacional
É um tipo de software que comanda o acesso a outros softwares e faz a intermediação entre o usuário (você) e a máquina (o hardware). Ele é iniciado assim que o computador é ligado, logo após o firmware da máquina.
Existem diversos sistemas operacionais no mercado, dependendo do dispositivo:
- Microsoft Windows: bastante utilizado em computadores domésticos e estações de trabalho.
- Linux: um núcleo (kernel) de sistema operacional de código fonte aberto, muito utilizado em servidores, dispositivos embarcados e em celulares com o Android.
- FreeBSD: um sistema operacional de código fonte aberto bastante utilizado em servidores de arquivos.
- Existem e existiram vários outros como o MS-DOS, IBM OS/2, Unix, Minix, BeOs, Solaris, etc…
Aplicativos
São softwares desenvolvidos para uma determinada finalidade, como escrever um documento, fazer um desenho digital, edição de imagem, editor de vídeo, som, declaração de imposto de renda, controles de estoque, controle de caixa de supermercados, controle de caixas eletrônicos, etc…
Utilitários
Softwares utilitários, também conhecidos como utilitários de sistema, são programas projetados para ajudar a gerenciar, manter e otimizar o funcionamento do computador. Eles executam tarefas específicas para melhorar a eficiência e o desempenho do sistema. Aqui estão alguns exemplos comuns:
- Antivírus: Protege o computador contra vírus, malware e outras ameaças.
- Desfragmentadores de disco: Organizam os dados no disco rígido para melhorar a velocidade de acesso.
- Backup: Fazem cópias de segurança dos dados importantes para evitar perda de informações.
- Compressão de arquivos: Reduzem o tamanho dos arquivos para economizar espaço de armazenamento.
- Limpeza de disco: Removem arquivos temporários, cache e outros dados desnecessários para liberar espaço.
- Gerenciadores de tarefas: Monitoram e controlam os processos em execução no computador.
Vírus
São softwares desenvolvidos com a finalidade de contaminar outros softwares e roubar informações armazenadas no computador.
Existem vírus que podem roubar as suas senhas, invadir as suas contas bancárias, sequestrar os teus dados ou eliminar todas as informações, deixando o computador inutilizável.